domingo, 5 de fevereiro de 2012

Quando você vale aquilo que você não tem...



Quando você chega próximos aos trinta anos, sua visão das mesmas coisas diferem bastante de quando você possuia os velhos e bons vinte. Não deixa de ser bom, na verdade torna-se ainda melhor pois é o inicio de quando você realmente começa a vida a valer. Antes disso, considero quase tudo um experimento. Ainda mais quando você forma familia e a ama, encontra a pessoa que sempre foi sua legitima companheira tanto em cumplicidade quanto em todas as questões da vida, então você começa uma vida completa. Falando um pouco mais disso, todos sabem que apesar de ser um critico nato e apontar aquilo que acho de absurdo em meio ao que todos nós vivemos,creio em Deus e em tudo o que normalmente as pessoas sentem-se inferiorizadas por um falso preconceito que leva a um falso intelecto, creio sim em Deus e em seu filho Jesus Cristo. E acredito que as boas coisas em nossas vidas, principalmente as que nos tornam completos vem Dele. Mas a única coisa que Deus não pode preencher em nós, é o que ele preenche através da mulher que amamos, assim sendo, por isso digo, "sempre foi a nossa companheira" e falta apenas o detalhe de encontrarmos. Eu encontrei a minha, então passei a ter autoridade no assunto para poder compartilhar esta verdade, e este pensamento.
Mas, não é bem disso que quero abordar hoje. Existem muitas pessoas na situação que me encontro hoje, que não tem problema algum visível com a familia onde cresceu, ou seja, dos pais e irmãos, que naturalmente deixam de ser sua propria familia. Quando você é menor de idade criança ou ainda adolescente, é natural que você tenha uma ilusão bem colorida de quem são seus pais. Eles são super-herois, e por mais que pisem na bola com você é o mesmo de o Flash, o Batman, e até mesmo para quem é fã do coringa pisar na bola. Eles podem, afinal, sempre tem uma boa intenção ou um bom motivo por trás mesmo que você nao compreenda.
E isso tudo te faz ser um bom filho. Mesmo que nunca receba uma elogio, um incentivo, um parabéns por ter feito algo bom, ou melhor do que o esperado. Você se convence que não foi mais do que sua obrigação. É assim nos deveres escolares, nas provas, e quando incia sua vida profissional apenas os resultados finais são base e interessam para avaliar se você é bom ou não. Esforço? e as coisas que não dependeram de você para se realizar da melhor forma? estas meu amigo, apenas você e Deus as vê. Por isso, dê crédito ao seu esforço aos dias que  também não sairam bem como o planejado, pois se você os valorizar mesmo assim, quem estará avaliando é quem realmente interessa : você, e Deus.
A cultura de meus pais por exemplo, ou seja, da forma que eles aprenderam , é de avaliar o ser humano apenas pelo que este possui. Já pensei muitas vezes, que a culpa não é deles, como disse Cristo :"Pai perdoa-os, eles não sabem o que fazem", no entanto, você vai notando que pessoas assim tem sempre a oportunidade de observar, avaliar, discenir e decidir, independente da forma do sistema que foram educados.Tanto não concordo que ignorância gera ignorância, que a ignorância ao qual obtive diante destes pontos, prefiro pontuar de forma diferente quanto ao que julgo espelhar valor em uma pessoa.

Se você chega na idade que estou hoje, 29 anos, e não tem lá muito dinheiro sobrando ou muitas posses, talvez a familia de seu sangue não o veja como um vencedor. Pode até ser que você sinta nos olhares um desprezo como um projeto que não deu muito certo. Mas, convenhamos antes de você ser projeto deles, (ou como no meu caso, um acidente para eles) você é projeto irrevogável do Deus vivo. E todos os projetos de Deus, indiscutivelmente dão certo. Claro, se o projeto (você) colaborar para isso, e ir se desprendendo das inverdades e ilusões, que te amarram. Interessante como sempre comparam uma pessoa que ainda não obteve sucesso financeiro, com as pessoas que já conquistaram a tranquilidade bancária (ainda mais se você tiver alguém proximo que tem um pouquinho a mais do que você, prepare-se, você sempre vai ouvir "porque fulano fez isso, daí tem aquilo. Porque fulano é um bom filho e ótima pessoa, e você bem que poderia ser assim, se assim fizesse exatamente como fulano".)

As pessoas são diferentes, os caminhos diferentes, os planos e sonhos diferem, porém o Deus é o mesmo. Os pais não! ainda bem..porque você pode ser um pai melhor para seus filhos e um marido melhor para sua esposa, e um filho melhor ainda tanto para seus pais aqui nesta terra, como em primeiro lugar, para o Deus que te acompanha.

Tenho um amigo que fiz no tempo da faculdade, onde, tem um irmão mais novo. Ele tanto fez tudo na vida pelo irmão, pela mãe e o pai, ele conheceu recentemente, e infelizmente este o decepcionou. Mas fez também tudo que estava ao alcance pelo padrasto que imagine só, fez muita coisa para ser amigo próximo dele, por amar a mãe e querer vê-la feliz. O padrasto pelo pouco que conheci não é má pessoa, o que facilita as coisas. No entanto, moravam todos juntos com exeção do irmão mais novo que, ainda muito jovem foi morar com a namorada e está bem até hoje. Mas, mesmo com todos os esforços um dia chegou em casa e foram conversar com ele. Na conversa ele ficou sabendo que eles iam se mudar e perguntaram gentilmente se ele queria ir com eles juntos para uma outra casa, em um outro bairro. Entendo que pelo que me contou, quando ele disse não, não houve insistência alguma de ele ir junto. Nem mesmo, intenção, então deve ter sido uma daquelas ofertas que se faz por educação, como : "você quer um pedaço de bolo?". Daí ele foi morar com os avós maternos. O bacana, é que ele tinha essa consciência de fazer o melhor também junto aos avós, que retribuiram um belo dia quando ele chegou do trabalho, com os movéis e utensilios da casa todos em uma caixa, e, quando ele perguntou o que estava acontecendo ouviu também de forma friamente gentil que "estamos mudando". E, desta vez, não houve nenhum convite. Ele tinha uma semana para sair de lá, arrumar um canto, e começar a vida, desta vez, sozinho. O que na minha opinião, o que parece ser trágico, foi uma benção para ele. Agora, ele tem a oportunidade de fazer diferente, para sí em primeiro lugar, e para as demais pessoas como por exemplo sua noiva.
Este amigo que tenho, aos 32 anos também ainda não obteve o sucesso que o capitalismo exige, que as pessoas da familia dele esperam, mas eu sei que isso é questão de tempo, ele é esforçado e, está aos poucos descobrindo seu proprio caminho e também o que gosta de fazer. As coisas não são fáceis nesta fase, as pessoas não ajudam, apenas criticam, portas se fecham com maior facilidade do que se abrem, você se sente em um deserto e consequentemente tem uma tendência ao desânimo, e não é por menos. Porém, tudo tem sua hora como diz outro ditado. E Deus quando faz as coisas capricha, e como todo capricho exige, leva algum tempo, e este tempo, você tem de passar, pois se aprende muito, se lapida, e você aproveita melhor depois de comer a grama, o sabor dos frutos é mais saboroso.

Quando você vale para as pessoas o que você não tem, não se entristeça. Estas pessoas não tem capacidade de enxergar o que realmente é valioso e o que você tem de melhor. Jamais um ser humano tem seu valor pelos bens que possui, isso é uma das maiores ilusões que existe e não é de hoje, foi assim em todas as épocas de outrora, desde o começo dos tempos. Vai ficar pior no final dos tempos, não se iluda. A tendência é piorar. É o mesmo de você estar em uma mata fechada com uma bussola, a humanidade deseja ir para o norte, e mesmo olhando a bussola permanece caminhando para o lado oposto. Você vale, realmente quem você é, o que você faz e pensa, as intenções que tem, o coração com o qual põe nas coisas e ao qual dedica as pessoas. Isso não faz apenas você rico, mas único. Não deixe que tirem essa fé do que você é, que não fuja das suas crenças seus sonhos, pois você não é menor do que o maior dos seus sonhos, você é capaz de concretizá-lo.
E se isso não for valioso, e não tornar você alguém especial para as pessoas, troque as pessoas do seu lado. E se forem sua familia, não se esqueça, familia ninguém escolhe, muitas vezes, nos servem para virmos, fazer o que temos que fazer, e iniciar uma familia verdadeira, de acordo com o que Deus põe me teu coração.

Enquanto isso meu amigo,
continuamos rebolando do jeito que dá...
...e a massa, bom esta..só sabe mesmo rebolar!.

T.H².S

Nenhum comentário:

Postar um comentário